Presbiopia, o que é e como solucionar

13-09-2024

A presbiopia é uma condição visual que afeta a capacidade de focar objetos próximos, sendo comum a partir dos 40 anos. Esta alteração é causada pelo endurecimento do cristalino, a lente natural do olho, que perde a sua flexibilidade com o envelhecimento. Embora seja um processo natural e inevitável, pode causar desconforto e ter um impacto significativo  na qualidade de vida, uma vez que dificulta tarefas quotidianas como ler, escrever ou usar dispositivos electrónicos.

Os sintomas da presbiopia incluem visão turva ao tentar focar objetos próximos, fadiga ocular e, muitas vezes, dores de cabeça. Estes sinais levam muitas pessoas a afastar livros ou outros materiais de leitura para tentar focar melhor, num gesto característico de quem sofre desta condição.

Consulte o seu Optometrista

O Optometrista desempenha um papel crucial na gestão e solução da presbiopia. Sendo o profissional de saúde especializado na avaliação e correção de problemas visuais.

O diagnóstico da presbiopia é feito através de um exame ocular completo, onde o Optometrista avalia a acuidade visual e a capacidade de focar a diferentes distâncias. A partir deste exame, o optometrista poderá prescrever a solução mais adequada ao estilo de vida e necessidades visuais do paciente.

Soluções para a Presbiopia

A solução mais comum para a presbiopia é o uso de óculos de leitura ou óculos com lentes progressivas. As lentes progressivas permitem uma visão clara a várias distâncias, sem a necessidade de trocar de óculos, proporcionando uma transição suave entre visão ao perto, intermédia e ao longe. Outra opção, em desuso,  são as lentes bifocais, que têm duas zonas distintas de correção – uma para perto e outra para longe.

Além dos óculos, o Optometrista também pode sugerir lentes de contacto multifocais, que funcionam de forma semelhante às lentes progressivas.